5 lugares que você precisa conhecer no centro de Florianópolis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

O que você vai ler aqui

Já pensou em olhar para Floripa vendo além das praias? Pois, é! Preparamos essa lista com 5 lugares para conhecer no centro de Florianópolis. Esse é um lado pouco explorado da cidade, mas nem por isso menos encantador. Florianópolis é muito conhecida pelas belas praias que banham a ilha, mas, o que muita gente não sabe, é que além das belezas naturais, a cidade esconde um tesouro cultural em seu centro histórico.

Fique atento às dicas e, da próxima vez que vier a Floripa, não deixe de conhecer os 5 lugares mágicos escondidos no coração da ilha.

Mirante do Morro da Cruz

Imagem: @dinhostips via Instagram

A uma altitude de 285 metros do nível do mar, o Mirante do Morro da Cruz é a nossa primeira parada. O local, que também é conhecido como Morro do Antão, oferece uma das melhores vistas do centro da cidade e de toda a região central de Florianópolis, incluindo as três pontes e os municípios de São José, Palhoça e Biguaçú. De lá, é possível fazer lindas fotos que vão bombar nas redes, além de tirar um momento para desacelerar e curtir a paisagem relaxando. Escolha um dia ensolarado para fazer a subida, assim é possível avistar o sul e o norte da ilha e garantir imagens incríveis. O pôr do sol no mirante, também é um espetáculo que vale a pena ser apreciado.

Palácio Cruz e Sousa 

Imagem: @sperlingview via Instagram

O Palácio Cruz e Sousa tem uma bela arquitetura e muita história para contar. Essa é uma dica que não pode ficar de fora da lista de quem curte museus e construções antigas. Desde 1986, o espaço é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), vale a pena reservar um tempinho para fazer uma visita e se encantar com o local. O lugar, conhecido também como Palácio Rosado, já foi usado como Palácio do Governo do Estado e, em 1984, foi tombado pelo Estado e pelo Município. Uma curiosidade sobre o  palácio, é o fato de ter sido palco de episódio dramático em função da Revolução Federalista quando, em 1891, foi tomado de assalto por revolucionários que se colocaram contra a política de Floriano Peixoto em Santa Catarina, o vice-presidente em exercício na época. Localizado bem no centro da cidade, o museu fica em frente à Praça XV de Novembro, nossa próxima sugestão de passeio.

Praça XV de Novembro

Imagem: @rafaelnishioficial via Instagram

A Praça XV de Novembro, também conhecida como Praça XV ou ainda Praça da Figueira, devido à imensa figueira que abriga, está situada no centro da cidade. A praça, que fica no local onde foi fundada a cidade, foi inaugurada em 1891. Na época, era toda cercada, e seguiu assim até 1912. Hoje, a Praça XV de Novembro, e seu entorno, recebe feiras, artistas de rua, procissões religiosas e eventos festivos. O espaço permanece bem conservado, sendo considerado um local de relaxamento, com um belo jardim, em meio à movimentação do centro da cidade. Várias lendas envolvem a figueira centenária que existe na praça, há quem diga que quem dá uma volta na figueira da Praça, visita mais uma vez a cidade, já duas voltas são para namorar e três, para casar. Verdade ou não, a história sempre gera risos e controvérsias entre os turistas. Reserve uns minutos para dar uma bela caminhada pela praça e sentir a vibração do local.

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Imagem: @danieldickson_writer via Instagram

Independente da crença religiosa de cada um, a Catedral Metropolitana de Florianópolis é um daqueles passeios obrigatórios para quem está conhecendo o centro da cidade. Construída em 1908, em homenagem a Nossa Senhora do Desterro, o lugar possui uma bela arquitetura, além de um acervo de arte sacra, com peças raras originárias de Portugal e da Áustria. Em 1922, nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, ocorreu uma grande reforma na catedral, quando teve suas paredes laterais aumentadas, alteradas as torres e acrescido um alpendre neoclássico. Em 1897, foi instalado na torre um relógio, vindo da Alemanha. Ao todo, a Igreja tem sete sinos, sendo os dois mais antigos (de 1872 e 1896) presentes do Imperador Dom Pedro II. Em 1998, a edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Mercado Público Municipal

Imagem: @gustavotesta1 via Instagram

O Mercado Público Municipal sempre diz muito de uma cidade, e é um ponto a ser desbravado por todo turista que aprecia a mistura entre história e comércio local. Em Florianópolis, o Mercado Público Municipal foi construído em 1899, substituindo o antigo mercado que existia no Largo da Matriz. O episódio mais dramático da história do mercado aconteceu no dia 19 de agosto do ano de 2005, quando um forte incêndio se alastrou por todo interior da ala norte, que teve que ser reconstruída. A última grande reforma do mercado público foi finalizada em 2015. Hoje, no Mercado Público Municipal, é feito o comércio de roupas, artesanato, utensílios e diversos produtos de alimentação, com atenção especial voltada aos pescados. Vale a pena visitar o local, em qualquer época do ano, para conhecer e experimentar suas delícias locais.

Só 5 lugares para visitar?

Nesse artigo só conseguimos colocar 5 pontos turísticos no centro de Florianópolis, mas a capital de Santa Catarina tem muitos encantos no seu centro. Quer indicar outro? Use os comentários ou chame no nosso Instagram, pois queremos saber sua opinião.

A dica para aproveitar bem esses lugares é se hospedar em um hotel no centro de Florianópolis como o WK Design Hotel. Além de aproveitar os melhores passeios da ilha, também tem fácil acesso a todas as praias e centro de eventos de Floripa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Outros posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo conteúdo aqui publicado é protegido pela lei de direitos autorais. Se interessou por algum conteúdo? Entre em contato conosco sobre como utilizar o material