Dicas de passeios a pé no centro de Floripa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

O que você vai ler aqui

Você sabia que não é necessário estar de carro ou pegar um ônibus para desbravar muitos dos pontos turísticos no centro de Floripa? Isso mesmo! Você pode fazer aquele tour histórico, cultural, gastronômico e, de quebra, fazer umas comprinhas mesmo estando a pé. Minha proposta é apresentar para você uma lista com 6 passeios lindos, e um do ladinho do outro! 

Como você vai estar a pé, poderá conhecer a cidade enquanto faz aquela caminhada gostosa, com a brisa do mar batendo nos rosto. É só escolher um dia, passar o filtro solar e se preparar para desbravar o centro de Floripa. Organizei o roteiro mas você pode escolher a ordem que preferir, já que o centro é pequeno e todas as atrações são próximas umas das outras.

Palácio Cruz e Sousa 

Imagem: @paulotolledoo via Instagram

Nossa primeira parada é o Palácio Cruz e Sousa, que tem uma bela arquitetura e muita história para contar. Essa é uma dica que não pode ficar de fora da lista de quem curte museus e construções antigas. Desde 1986, o espaço é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), vale a pena reservar um tempinho para fazer uma visita e se encantar com o local. O lugar, conhecido também como Palácio Rosado, já foi usado como Palácio do Governo do Estado e, em 1984, foi tombado pelo Estado e pelo Município. Localizado bem no centro da cidade, o museu fica em frente à Praça XV de Novembro, nossa próxima sugestão de passeio.

Praça XV de Novembro

Imagem: @calitonconto via Instagram

A Praça XV de Novembro, também conhecida como Praça XV ou ainda Praça da Figueira, devido à imensa figueira que abriga, está situada no centro da cidade. A praça, que fica no local onde foi fundada a cidade, foi inaugurada em 1891. Na época, era toda cercada, e seguiu assim até 1912. Hoje, a Praça XV de Novembro, e seu entorno, recebe feiras, artistas de rua, procissões religiosas e eventos festivos. O espaço permanece bem conservado, sendo considerado um local de relaxamento, com um belo jardim, em meio à movimentação do centro da cidade. 

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Imagem: @amandapering via Instagram

Independente da crença religiosa de cada um, a Catedral Metropolitana de Florianópolis é um daqueles passeios obrigatórios para quem está conhecendo o centro da cidade. Construída em 1908, em homenagem a Nossa Senhora do Desterro, o lugar possui uma bela arquitetura, além de um acervo de arte sacra, com peças raras originárias de Portugal e da Áustria. Em 1897, foi instalado na torre um relógio, vindo da Alemanha. Ao todo, a Igreja tem sete sinos, sendo os dois mais antigos (de 1872 e 1896) presentes do Imperador Dom Pedro II. Em 1998, a edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Largo da Alfândega

Imagem: @tati_vanessaa via Instagram

Outro local que não pode ser esquecido quando falamos de um passeio a pé pelo centro de Floripa é o Largo da Alfândega. A praça fica em frente ao edifício da antiga alfândega da cidade, que encerrou suas atividades em 1964, quando o porto de Florianópolis deixou de existir O espaço público foi revitalizado, em 2020, e ficou ainda mais bonito. Na praça, tem um local reservado para as tradicionais feiras de produtos da região. Um cartão postal que rende muitas fotos lindas para os turistas que passam por lá.

Casa da Alfândega

Imagem: @veramascarello via Instagram

No Largo da Alfândega, está um prédio onde antigamente funcionava a Casa da Alfândega, inaugurada em 1876. Atualmente, o local abriga a galeria da Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina e um centro de artesanatos. Quem visita a praça, não pode deixar de entrar no espaço para comprar as tradicionais lembrancinhas.  No local, existe uma grande variedade de produtos típicos, como renda de bilro, cachaças artesanais, panelas de barro, entre outros.

Rua Felipe Schmidt 

Imagem: @um_outro_angulo via Instagram

Seguindo o passeio pelo centro e aproveitando a caminhada para fazer umas comprinhas, não dá para deixar de passar na Rua Felipe Schmidt. O calçadão é um espaço tradicional da cidade onde temos, lado a lado, prédios antigos junto com lojas comerciais. Paralela à Rua Felipe Schmidt, está a Rua Conselheiro Mafra. Quem gosta de visitar lojas, pode aproveitar para conhecer as duas ruas, já que, juntas, elas concentram a maior parte do comércio da região.

Conhece outros lugares imperdíveis que dá para visitar a pé?

O centro histórico de Floripa, apesar de pequeno, tem muitos encantos para serem descobertos pelos visitantes. Você conhece algum lugar lindo no centro da cidade que devia estar nessa lista? Se sim, use os comentários ou chame no Instagram e me conte! Quero saber sua opinião.

A dica para aproveitar bem esses lugares e conseguir fazer passeios a pé pela área central da cidade, é se hospedar em um hotel no centro de Florianópolis como o WK Design Hotel. Além de aproveitar os melhores passeios da ilha, também tem fácil acesso a todas as praias e centro de eventos de Floripa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Outros posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo conteúdo aqui publicado é protegido pela lei de direitos autorais. Se interessou por algum conteúdo? Entre em contato conosco sobre como utilizar o material