Passeio pelo Centro Histórico de Florianópolis de bicicleta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

O que você vai ler aqui

Você gosta da sensação de liberdade, de vento no rosto e, o melhor, de admirar uma bela paisagem? Então esta dica é para você. Preparei uma rota incrível para seu passeio de bicicleta por Florianópolis!

Vale destacar: o WK Design Hotel oferece o empréstimo de bicicletas para hóspedes. Durante sua estada, converse com nosso concierge e obtenha essa facilidade.

Assim, você pode praticar exercícios físicos e conhecer os atrativos da capital catarinense. Em Florianópolis há muito mais do que belas praias.

A primeira dica de rota de bicicleta deste blog está pertinho do WK. Para iniciar, basta acessar o Centro Histórico de Florianópolis, que fica a 6 minutos do WK Design Hotel de bicicleta e, não precisa se preocupar, o trânsito é tranquilo nessa região. 

Você verá que o Centro Histórico de Florianópolis é enxuto e pode ser explorado de bicicleta em pouco tempo.

O trajeto pode ser feito em 1 hora, mas minha dica é que você reserve um período do dia para fazê-lo com calma, podendo contemplar a arquitetura, além de dedicar um tempinho para gastronomia e compras para ter belas recordações de sua viagem a Floripa.

Uma última observação: você não precisa seguir a ordem sugerida. O Centro Histórico de Florianópolis é pequeno e as atrações são bastante próximas umas às outras. 

Palácio Cruz e Sousa

O passeio de bicicleta pelo centro de Florianópolis pode começar por este charmoso e imponente prédio cor de rosa, atual sede do Museu Histórico de Santa Catarina.

O Palácio Cruz e Sousa é uma referência da arquitetura eclética do final do século XIX – do barroco ao neoclássico – e o acervo do museu é composto por móveis e objetos de época.

Os aposentos reproduzem a rotina de quem vivia ali, com sala de música, de jantar e quartos que fizeram parte da agitada história política de Santa Catarina.

O local fica a apenas 6 minutos de bicicleta do WK Design Hotel. Caso queira visitar o museu, basta contatar o Concierge do WK para garantir seu passeio completo.

 

Palácio Cruz e Sousa

 

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana de Florianópolis, dedicada à Nossa Senhora do Desterro, foi edificada no mesmo local onde outrora existiu uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade.

Já sofreu várias reformas, sendo a maior em 1922.

Mesmo assim, preserva a porta original e, no interior, o arco cruzeiro em cantaria, a elaborada porta de madeira da Capela da Nossa Senhora das Dores, e os sete altares, onde predominam as linhas neoclássicas.

Fica a apenas 1 minuto de distância, de bicicleta, do Palácio Cruz e Souza.

 

Imagem: @garoto.domar via Instagram

 

Praça XV de Novembro

A terceira parada da rota está a logo em frente à Catedral Metropolitana.

Trata-se do local perfeito para dar uma pausa no seu passeio de bicicleta pelo centro de Florianópolis: Praça XV de Novembro. Ali, você encontra sombra fresca e banquinhos sob belas e diversas árvores.

Arborizada durante o século XIX, a Praça recebeu espécies de grande porte, como palmeiras imperiais, cravos da Índia, e a famosa Figueira Centenária.

Aliás, sobre a Figueira Centenária, diz-se que ela nasceu em 1871, em um jardim que existia em frente à Igreja Matriz e que foi transplantada para o seu lugar atual em 1891.

Dedique alguns minutos de contemplação e reverência à natureza.

 

Imagem: @guiwincher via Instagram

Largo da Alfândega

 

Continuando o passeio de bicicleta pelo centro da cidade, a próxima parada é o Largo da Alfândega, a apenas 1 minuto de distância. Trata-se de uma importante área de patrimônio histórico que foi totalmente revitalizada em fevereiro de 2020.

O novo Largo da Alfândega conta com decks, calçamento, acessibilidade e paisagismo, além de espelhos d’água, que demarcam até onde ia o mar naquela área antes do aterro. Também há zonas de descanso, uma floricultura, banheiros, centro de informações turísticas, posto policial, venda de artesanatos e lanchonetes. A grande cobertura metálica reproduz o formato das rendas de bilro, tradição herdada dos imigrantes açorianos que colonizaram a Ilha de Santa Catarina.

O local é um ponto de encontro da população local e dos inúmeros turistas que por ali passam diariamente. Costumeiramente é palco para apresentações artísticas e feirinhas, tanto de frutas quanto de artesanatos. 

Voltando para a bicicleta, é hora de seguir em direção à última parada do roteiro, a apenas 40 metros de distância. 

Imagem: @floripa_30 via Instagram

 

Mercado Público de Florianópolis

Por fim, antes de retornar ao WK Design Hotel, sugere-se uma parada para conhecer e comprar de produtores locais no Mercado Público de Florianópolis

Ele foi construído em 1898, em substituição a um antigo mercado que ali existiu por 45 anos e que foi demolido em 1896.

Conta com 2 alas: a Ala Norte, com dezenas de lojinhas que vendem roupas e calçados; e a Ala Sul, que contém diversas peixarias, bares, empórios, loja de artigos de pesca, entre outros estabelecimentos. No vão central do Mercado ainda é possível encontrar vários restaurantes com comidas típicas do estado.

O Mercado Público é um dos mais tradicionais pontos de encontro e convivência da capital catarinense.

Com as compras em mãos, para voltar ao WK Design Hotel, o trajeto de bicicleta leva apenas 5 minutos.

Mercado Público de Florianópolis

Deseja passar dias extremamente agradáveis e conhecer pontos turísticos de Florianópolis de bicicleta?

Reserve sua hospedagem no WK Design Hotel, peça sua bike e aproveite o melhor que a Ilha da Magia tem para oferecer.

Acompanhe esta e outras dicas nas mídias sociais do WK pelo @wkdesignhotel.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Outros posts

Todo conteúdo aqui publicado é protegido pela lei de direitos autorais. Se interessou por algum conteúdo? Entre em contato conosco sobre como utilizar o material